Os álbuns mais esperados para ouvir em 2017

Comments (0) Música

Em termos de música o ano de 2017 promete bastante. Tudo indica que vamos ter discos novos de U2, Bruce Springsteen, Arcade Fire, Roger Waters e outros grandes artistas que prometem lançar novos trabalhos nesse ano. Só de imaginar todas essas músicas já ficamos empolgados pelo que está por vir.

Confira:

Nine Inch Nails

Trent Reznor é um dos compositores que mais admiramos. Após longos trabalhos desenvolvendo trilhas sonoras, o Nine Inch Mails voltou em 2013 com o disco Hesitation Marks – um dos melhores daquele ano, por sinal. Um recente EP, intitulado Not the Actual Events, foi lançado há pouco tempo e já deu uma amostra do que poderemos esperar em relação às novas músicas.

Além disso, Trent Reznor convidou o seu longo parceiro e colaborador musical Atticus Ross para ser membro oficial da banda nesse ano, uma decisão que indica um caminho mais experimental e instrumental para o Nine Inch Nails nesse próximo trabalho. Reznor confirmou recentemente no programa de Zane Lowe, o Beats 1, que a banda tem dois grandes projetos para esse ano. Um novo álbum é definitivamente um deles.

O que será que mais vem por aí? Teremos que aguardar, mas já estamos ansiosos.

U2
Álbum: Songs Of Experience
Data de Lançamento: a confirmar

Vamos combinar que a estratégia de lançamento de Songs Of Inocence não foi das melhores, certo? Disponibilizar o álbum em todas as contas cadastradas no iTunes não condiz com tudo que a banda prega. Mas estamos falando do U2 e Songs Of Experience pode ter um resultado musical melhor do que Songs of Innocence (apesar do álbum não ser assim ruim como falam e mostrou como funciona muito bem ao vivo).

Além do disco, o U2 anunciou recentemente a turnê de 30 anos do aniversário de lançamento do álbum Joshua Tree (1987), que começa em Julho e vai até Agosto no continente Europeu. Nomes de peso estarão com o U2 nessa empreitada como Noel Gallagher, Mumford & Sons, The Lumineers e One Republic.

Beck

As sessões de gravação que culminaram no ótimo disco Morning Phase (2014) deixaram uma variedade de músicas as quais Beck pretendia lançar em um novo disco ainda naquele ano, depois em 2015 e adiado posteriormente para 2016. Porém, parece que agora em 2017 esse álbum vai sair. No ano passado ele chegou a divulgar o single ‘WOW”, como uma espécie de preparação para esse novo trabalho. Mas as datas foram sendo adiadas e o timing perdido.

Em entrevista recente à Rolling Stone, Beck afirmou que esse novo trabalho é inspirado em The Strokes e Talking Heads. Podemos esperar um disco com mais swing, mas também com pitacos mais eletrônicos. É preciso aguardar para conferir e torcer para que o disco realmente saia e veja a luz.

Bruce Springsteen

Bruce Springsteen e sua E Street Band não lançaram nenhum material inédito em 2016, mas não deixamos de acompanhar seus passos por um minuto sequer. Isso porque durante todo ano a turnê comemorativa do disco The River (1980) percorreu os Estados Unidos e à medida que vídeos dos shows eram postados na Internet, só conseguíamos pensar em maneiras de nos teletransportar para uma daquelas apresentações.

Já faz cinco anos que Bruce Springsteen não lança um álbum novo. Wrecking Ball (2012) foi o último de inéditas e High Hopes (2014) foi apenas uma regravação de matérias antigos. O novo trabalho não deverá ser com a E Street Band, mas sim solo [Bruce Springsteen working on a new solo album | Consequence of Sound](http://consequenceofsound.net/2015/12/bruce-springsteen-working-on-a-new-solo-album/) . E estamos curiosos para saber como vai ser essa nova sonoridade.

Ryan Adams
Álbum: Prisoner
Data de Lançamento: 17 de fevereiro

Prestes a lançar o seu 16º disco e com uma carreira mais do que bem-sucedida, Ryan Adams disse recentemente que Prisoner é um dos melhores discos que ele já escreveu. Ele confirmou que muito das letras é sobre a sua separação da atriz e cantora Mandy Moore (atualmente na série This Is Us), após seis anos de casamento.

A sonoridade do disco está mais ambientada ao rock dos anos 80, influenciado por artistas como Bruce Springsteen e AC/DC. E já dá pra sentir isso no primeiro single desse novo disco, “Do You Still Love Me?”. Ouça:

Lorde

Admirada por ninguém menos do que David Bowie (saudades…), Lorde não lança novas músicas desde que o seu disco de estreia Pure Heroine (2013) detonou nos Grammys e alavancou completamente a sua carreira. Desde então muita gente espera seus próximos passos, o que ela pode estar preparando em um novo álbum. É bem capaz que essa espera termine agora em 2017.

Arcade Fire

Com o Arcade Fire nunca é possível adivinhar quando um disco será lançado. O vocalista e líder da banda Will Butler costuma dizer que “estará pronto quando estiver pronto”. E é assim que trabalhamos com eles. Com as gravações já finalizadas e o começo da mixagem, o Arcade Fire já está inclusive preparando uma turnê que poderá durar até dois anos desse novo trabalho.

O último álbum da banda canadense, Reflektor (2013) funcionou muito bem ao vivo mas a gente confessa que, comparado à discografia do Arcade Fire, ele fica bem atrás e está longe de ser um dos seus melhores discos. Mas não tem importância: vamos esperar confortavelmente esse disco sair.

Até lá, o Arcade Fire já anunciou o lançamento do DVD The Reflektor Tapes/Live at Earls Court, gravado durante a turnê do álbum Reflektor em 2014. Assista abaixo:

Roger Waters

Tudo o que pudemos ver de Roger Waters recentemente foi o documentário The Wall (2014). Com David Gilmour e Nick Mason, ex-companheiros de Pink Floyd, bastante produtivos e lançando novos discos, surge a esperança de que Roger Waters também faça o mesmo nesse ano.

Em entrevista à NME recentemente, o produtor Nigel Goodrich (responsável pelos discos do Radiohead) afirmou que está trabalhando com Roger Waters em um álbum solo. Seria o primeiro desde 1992, quando Waters lançou Amused to Death?. Há uma sensação no meio musical de que o disco não seja lançado nesse ano, mas estamos com os dedos cruzados e apenas observando toda a movimentação.

Paul McCartney

O último disco de inéditas do Sir Paul McCartney foi New (2013). De lá pra cá o ex-Beatle caiu na estrada e fez shows memoráveis como é de costume. Agora no estúdio com o produtor Greg Kurstin, responsável pelos álbuns de Adele, Paul McCartney prepara um novo CD para este ano após o anúncio da sua volta à Capital Records e o relançamento de todo o seu acervo com o selo que marcou a carreira dos Beatles.

Em entrevista à Rolling Stone, Paul disse que tem algumas músicas às quais ele gosta bastante e que merecem estar em um novo disco. “Não estarei pensando se será um bom álbum comercialmente falando mas eu farei o meu melhor. A cena musical mudou mas isso não me preocupa, porque eu darei o melhor de mim”, disse.

Dan Auerbach
Lançamento: Primavera de 2017

O líder e frontman do Black Keys prepara para esse ano o seu segundo disco solo. A banda que ele montou só tem gente do mais alto calibre: o guitarrista e ícone da música Duane Eddy, Dave Roe (baixista do Johnny Cash), Mark Knopfler (guitarrista do Dire Straits) e Gene Chrisman e Booby Wood, produtores de Elvis Presley.

Não sabemos como tudo isso será encaixado ou qual sonoridade na verdade vai surgir dessa reunião de instrumentistas tão lendários, mas a gente confessa que está bastante entusiasmado para ouvir.

John Mayer
Álbum: The Search for Everything
Data de Lançamento: A confirmar

Dá última vez que John Mayer ficou um tempo sem lançar canções inéditas (ainda que forçado por um tratamento contra um câncer na garganta), ele nos brindou com Born And Raised que é, sem dúvida alguma, um dos seus melhores e mais maduros discos. Agora em The Search for Everything, o projeto vem sendo descrito por ele como “uma mistura de todos os estilos que eu já fiz”.

Anunciado em novembro, acompanhado do single “Love on the Weekend” (ouça abaixo), o projeto audacioso de John Mayer inclui divulgar uma nova faixa a cada mês. Além desse single, ele já anunciou “Moving On and Getting Over”, “Changing” e “You’re Gonna Live Forever in Me”, faixas que estarão comprimidas nesse seu projeto mensal.

Ouça “Love on the Weekend”:

Boogarins

A banda goiana Boogarins vem em 2017 com dois discos: o primeiro deles é um registro ao vivo que deverá ser lançado em fevereiro. O outro, gravado em estúdio, deve sair no final de maio. Os discos darão sequência aos elogiados Manual (2015) e As Plantas Que Curam (2013), CDs que fizeram a banda percorrer grandes festivais fora do Brasil e alcançar um reconhecimento internacional muito importante, levando o seu rock psicodélico e cheio de experimentação para fora do país.

Queens of the Stone Age

Em junho de 2016 o vocalista Josh Homme disse que a banda estava trabalhando em um novo material para suceder o elogiado …Like Clockwork (2013). Em uma recente entrevista à Rolling Stone, o cantor Troy Sanders (vocalista da banda Mastodon e que conta na sua formação com o guitarrista Troy van Leeuwen, do QOTSA) soltou meio que “sem querer” que eles estavam trabalhando em um novo disco. Vamos aguardar…

Arctic Monkeys

Alex Turner e companhia foram vistos no final de dezembro em Sheffield, cidade-natal da banda, e muita gente por lá aproveitou pra registrar e colocar nas redes sociais (outros dividiram até um chopp com os caras). Bom, o baixista Nick O’Malley confirmou que eles se reencontraram em Sheffield para trabalharem no sucessor do AM (2013). Isso não quer dizer que o disco saia esse ano, mas considerando que em 2017 o Arctic Monkeys completa 15 anos de banda (pois é, estamos velhos mesmo), não achamos impossível que eles soltem algum material novo – talvez um EP como eles fizeram com a música R U Mine? antes de lançarem o AM. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história…

É bom salientar que não garantimos que todos os discos aqui listados serão lançados com certeza nesse ano. Claro, contratempos existem (atrasos na gravação, problemas na mixagem, escolha de melhor momento para lançar um novo trabalho). Mas a maior parte dos discos que escolhemos deverá mesmo ser lançada nesse ano. O que indica que vamos ter definitivamente muito material bom para ouvirmos

Algum disco ficou de fora? Tem algum artista que você goste e tem material novo para esse ano? Só deixar as dicas aí nos comentários para também ficarmos aqui alertas!

[Crédito da Imagem de Capa: Reprodução]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *