Globo de Ouro 2017 (Cinema): favoritos, azarões e filmes que podem surpreender

Comments (0) Cinema

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro (veja a lista completa aqui) acontece neste domingo (8), apresentada por Jimmy Fallon e transmitida aqui no Brasil pelo canal TNT a partir das 23h (horário de Brasília). As escolhas da Associação de Jornalistas Estrangeiros costumam dividir opiniões (basta lembrar da premiação do ano passado aqui).

Nessa primeira parte do especial vamos dar atenção aos filmes que foram indicados, passando pelas principais categorias e analisando quem têm mais chances, outros que podem surpreender e azarões que se vencerem vão deixar muita gente de queixo caído.

Confira:

Favoritos

O Globo de Ouro divide as categorias entre Musical e Drama. Nesse caso vai ser ainda mais fácil definir alguns favoritos (em outros casos vai ser difícil, como em Roteiro, que não há divisão). La La Land: Cantando Estações, por exemplo, é indiscutivelmente o mais cotado para vencer nas categorias musicais. E também em Melhor Diretor, categoria que Damian Chazelle é o favorito (seguido por Barry Jenkins, diretor de Moonlight), e Melhor Canção (“City of Stars”).

Em Melhor Drama a concorrência é um pouco maior porque Manchester à Beira-Mar e Moonlight são dois filmes que estão indo bem nas premiações e os mais cotados para dividir os números de indicações com La La Land: Cantando Estações no Oscar. Por aqui acreditamos que Moonlight tenha uma pequena vantagem em relação à Manchester à Beira-Mar, que é muito favorito a vencer em Melhor Roteiro.

Moonlight é um dos favoritos entre os indicados desse ano. | Foto: Divulgação/A24 Films

Moonlight é um dos favoritos entre os indicados desse ano. | Foto: Divulgação/A24 Films

Nas categorias de Ator e Atriz, Natalie Portman segue como favorita por seu trabalho em Jackie e deve vencer na escolha de Melhor Atriz em Drama. Em Comédia ou Musical, dá pra dizer que Annette Benning (20th Century Women), Emma Stone (La La Land: Cantando Estações) e Meryl Streep (Florence: Quem é essa Mulher?) têm chances de vencer. Mas Meryl Streep leva vantagem porque conquistou prêmios importantes recentemente.

Para os homens, o ator em Comédia ou Musical deve ficar entre Hugh Grant (belo trabalho em Florence: Quem é essa Mulher?) e Ryan Reynolds (Deadpool). Reynolds homenageado inclusive no Critic’s Choice Awards em dezembro, ganhou favoritismo para essa categoria e tem boas chances de vencer. Em Drama, Casey Affleck continua sendo o favorito disparado.

Nas categorias de Atores e Atrizes Coadjuvantes, Mahershala Ali (Moonlight) é o favorito a vencer como Melhor Ator em Drama, enquanto que Viola Davis (Fences) também deve ganhar em Drama (repetindo a dobradinha do Critic’s Choice).

Por final, nas categorias de Melhor Animação e Melhor Filme Estrangeiro, temos dois favoritos e seja com quem for que fique o prêmio estaremos felizes: Kubo and the Two Strings e Zootopia; Elle e Toni Erdmann, respectivamente.

Azarões

O Globo de Ouro nos acostumou a ver alguns azarões vencendo. Basta lembrar das vitórias no ano passado para Perdido em Marte (Comédia ou Musical) ou para a série Mozart in the Jungle. Olhando de forma positiva, vamos dizer que o Globo de Ouro gosta de prestigiar produções novas ao invés de ficar sempre premiando as de sempre.

É bom que fique claro: os azarões não querem dizer que são as nossas apostas para vencerem. Pra começar, os indicados A Qualquer Custo, Hacksaw Ridge e Lion podem já ser considerados azarões só de terem sido indicados. Basta lembrar que Fences, Jackie, Silence, A Chegada, Estrelas Além do Tempo, Capitão Fantástico e Animais Noturnos foram completamente esnobados e mereciam estar entre os indicados considerando os prêmios que venceram percorrendo os mais diversos festivais no ano.

    Filme dirigido por Mel Gibson, Hacksaw Ridge está na lista de azarões. | Foto: Divulgação/Summit

Filme dirigido por Mel Gibson, Hacksaw Ridge está na lista de azarões. | Foto: Divulgação/Summit

Em Melhor Diretor, por exemplo, Mel Gibson está tendo o seu ano de retorno às premiações após tanto tempo no limbo de Hollywood. Já vimos histórias assim recentes. O caso que nos chamou mais atenção foi o de Mickey Rourke quando ele protagonizou o filme O Lutador. Indicado ao Oscar e depois de muito tempo sem fazer nenhum trabalho importante ou de destaque, o ator disputou até o fim a estatueta com Sean Penn, que acabou vencendo por Milk: A Voz da Igualdade.

Nas categorias de Cinema não acreditamos que o Globo de Ouro esse ano vá aprontar muitas surpresas não para os favoritos. Mas os “azarões” estão lá e (como não?) têm também chances de vencerem mesmo sendo muito mínimas.

Surpresas podem acontecer

Sim, claro. É uma premiação e estamos falando do Globo de Ouro. Por exemplo: apesar de depositarmos todas as fichas na vitória de Viola Davis, a atriz Naomie Harris (Moonlight) pode vencer e essa não seria exatamente uma surpresa (mas estamos considerando como tal). O mesmo vale para Casey Affleck, vencendo tudo o que tem sido indicado, mas o trabalho de Viggo Mortensen em Capitão Fantástico tem sido bastante elogiado. Um pouco atrás dos dois está Joel Edgerton, que vem chamando atenção filme após filme e em Loving está em sua melhor forma.

    Joel Edgerton e Loving estão trilhando um caminho belíssimo em direção ao Oscar. | Foto: Divulgação/Big Beach

Joel Edgerton e Loving estão trilhando um caminho belíssimo em direção ao Oscar. | Foto: Divulgação/Big Beach

Nas categorias Musical ou Comédia vamos ficar muito surpresos se La La Land: Cantando Estações não levar a maior parte dos prêmios. Também em Melhor Ator Coadjuvante se Jeff Bridges surpreender e ganhar ao invés de Mahershala Ali. Seria surpreendente mas temos acompanhado o quanto Jeff Bridges vem sendo elogiado. Porém, para o filme A Qualquer Custo e pelo baixo orçamento com que ele foi feito, já pode ser considerado uma vitória emplacar tantas indicações e estar entre os principais indicados neste ano.

Tudo indica que o Globo de Ouro será mais uma vez acirrado e com uma ou outra surpresa pontual. Mas da Associação de Jornalistas Estrangeiros podemos esperar tudo. Por isso vamos aguardar domingo (8) e acompanhar atentamente a premiação.

Fiquem ligados no Twitter e Instagram, onde faremos uma cobertura em tempo real e muito especial.

[Crédito da Imagem de Capa: Divulgação/Lionsgate]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *